segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Troféu Raça Negra 2011: “Uma noite de consagração a Raça Negra”


O troféu Raça de Negra de 2011, teve uma aura especial este ano,a descontração, a alegria e a emoção estavam mais acentuada, digamos que uma aura quase infantil pairava no ar, talvez pelo fato do homenageado ter sido “Jair Rodrigues” um dos icones negros da musica brasileira, que traz dentro de si a alegria, simplicidade, humildade e sinceridade de uma criança, um dom natural que não tem como não contagiar a todos a sua volta e também por este ano de 2011 ter sido decretado pela ONU (organização das nações unidas) como Ano Internacional dos Afrodescendentes fez com que este evento se torna-se mais emocionante para todos nós.

A nona edição do Troféu Raça Negra o “Oscar” da comunidade negra aconteceu na “Sala São Paulo” em São Paulo no domingo dia 13/11/2011 um evento realizado pela Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares com o patrocinio de diversas instituições como Banco do Brasil, Petrobras,Mercedes-Benz, Ford, Coca-Cola Brasil,Ministerio da Cultura, Governo Federal, Caixa Economica Federal, Bradesco, Itau e muitos outros.

Os apresentadores desta edição foram Tania Khalill e Helio de La Penã que com muita beleza, irreverencia e emoção animaram a todos os presentes. O evento foi aberto com o Hino Nacional executado pelas lindas vozes do coral da Faculdade Zumbi dos Palmares, em seguida o Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares Sr.José Vicente sobe ao palco, brinca com a plateia e com um breve discurso faz seus agradecimentos e assim da- se início as apresentações musicais e premiações.

As apresentações aconteceram de forma intercalada com as premiações.

A primeira a subir ao palco foi a sempre marcante Sandra de Sá interpretando “Casa de Bamba” que chegou colocandotodos de pé para dançar, em seguida Luciana Melo e Pedro Mariano fazendo jus ao nome dado a eles os “Filhos da Bossa” revivem o encontro de seus pais Jair Rodrigues e Elis Regina, apresentando um pout-pourri de forma belissima. Jorge Aragão e o Quinteto em Branco e Preto deixam a todos encantados com a bela apresentação.

O Rap marca sua presença nas vozes de Negra Li, Rappin Hood e Thula Mello e a música “Deixa isso pra lá” ganha uma versão rap, o público acompanha o refrão da música e Jair Rodrigues dança e aplaude de pé a apresentação. Talma de Freitas e Vanessa Jackson trazem a exuberancia e beleza de suas vozes para interpretar “Tristeza”. Toni Garrido agita a todos com uma grande performance junto com a banda na execução de “Festa para um Rei Negro”. Jair Oliveira entra em cena e inicia a música “Um filho Meu”, Luciana Melo volta ao palco para cantar com o irmão e Jair Rodrigues não resiste e completa o trio emocionando a todos com este clima de união e amor que envolve este familia. Para finalizar Jair Rodrigues continua no palco e canta para todos “Disparada, “Magestade Sabiá” e “É hoje”.

As premiações populares para Melhor Ator, Melhor Atriz, Ator Destaque e Conjunto da Obra seguiram os critérios de todos os anos, são escolhidos por votos populares, votação feita pelo site e os mais votados são apresentados no telão, em seguida o vencedor é chamado para receber o Troféu Raça Negra das mãos de representantes da faculdade Zumbi dos Palmares e/ou politicos e artistas.



O vencedor de melhor ator negro de 2011, escolhido pelo público foi o ator Micael Borges da novela Rebelde da TV Record, que dedicou o premio ao jornalista e ator Guti Fraga um dos fundadores e diretor do grupo “Nós do Morro”, situado no Morro do Vidigal. O ator completa dizendo: “É lá onde eu moro e foi ele que me ensinou a me expressar para o público, conhecer coisas novas, e me ensinou que a vida atravéz da arte é muito melhor”.

Melhor atriz negra 2011 foi para Lucy Ramos de Cordel Encantado da Rede Globo, escolhida por voto popular. A atriz afirma que pode evidênciar seu trabalho e diz: “Este premio mostra que quando nós, negros, temos oportunidade, desempenhamos muito bem nossa atividade. É dificil a gente ser indicado e reconhecido pelo nosso trabalho, por isso eu só tenho que agradecer e agradeço a quem teve confiança em mim para esse papel”.

Érico Brás,recebe o Troféu como “Ator Destaque”, pelo Jurandir da série “Tapas & Beijos” da Rede Globo e fala ao público da dificuldade de ser negro no Brasil, principalmente na televisão. “Onde quer que eu vá, fale, pise ou bote a cara, eu sei que sou porta-voz do povo negro brasileiro”diz.

O ator Nill Marcondes de “Vidas em Jogo” da TV Record foi homenageado pelo “Conjunto da Obra”. Em discurso emocionado ele nos conta que em Goiânia sua terra natal, há 23 anos, disseram- lhe que não chegaria a lugar nenhum, no maximo a Gari. Agradece a sua mãe que o impulsionou e o fez acreditar na sua capacidade, ela foi essencial para a construção de sua carreira. “Além dela, dedico esse prêmio ao Milton Gonçalves, ao Antonio Pompeu, para todos os que me abriram caminhos para mim, assim como Érico e eu estamos fazendo para os mais novos”, encerra seu discurso muito emocionado.

Thiago Oliveira o vencedor da categoria Jornalismo Masculino


Dulcinéia Novaes vencedora da categoria Jornalismo Feminino e Heraldo Pereira vencedor da categoria Jornalista Destaque

As categorias “Jornalismo Feminino”,“Jornalismo Masculino” e “Jornalismo Destaque” tiveram também a votação pelo site do troféu, esta categoria reforça a importancia de jornalistas negros comprometidos na TV que hoje como sabemos ainda são minoria.

As indicadas para a categoria “Jornalismo Feminino” foram Joyce Ribeiro-SBT, Luciana Camargo- Gazeta, Maria Júlia Coutinho- Rede Globo, Zileide Silva Rede Globo, Luciana Barreto TVE Brasil, Roberta Garcia- Sport TV e Dulcinéia Novaes Rede Globo.

A repórter Dulcinéia Novaes da Rede Globo venceu na categoria Jornalismo Feminino e ao ser anunciada vibrou muito, abraçou a platéia e a caminho do palco ia dizendo, “eu não estou acreditando”. Falou que aquele momento era de reconhecimento do trabalho que realiza e agradeceu a todos pelo apoio, brincando com o público ela diz: “A partir de hoje, tem mais um negão lá em casa, meu marido, meus dois filhos e ele, o troféu” provocando muitos risos dos presentes.

O “Jornalismo Masculino”,nos apresentou profissionais experientes e mais antigos na TV, os novos talentos e destaques do jornalismo televisivo, representantes de varios estados concorreram desta vez. Eram eles Abel Neto- Rede Globo, Heraldo Pereira- Rede Globo, Luiz Fara Monteiro – TV Record, Herivelto Oliveira- RPC, Thiago Oliveira- TV Gazeta, João Santos TV Record, Manoel Soares RBS, Ed Soul RBS, Carlos Oliveira Band News e Fred Ferreira Rede Globo. O vencedor foi Thiago Oliveira do Super Esporte da TV Gazeta.

Heraldo Pereira da Rede Globo foi o “Jornalista Destaque” e ofereceu a estatueta aos africanos que vieram ao Brasil como escravos e que ajudaram a construir a identidade do país. Em sua fala homenageia duas pessoas muito queridas “Destaco duas importantes figuras negras, minha bisavó Felizarda, de Ribeirão Preto, cidade onde nasci, e Luiz Gama, jornalista como eu, que tanto contribuíram para a minha história.”

O Conselho de Honra da Afrobras homenageou autoridades e personalidades negras ou não premiando-lhes com o Troféu. São pessoas que colaboram para exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, trajetórias e realizações quecontribuíem para o aprofundamento e ampliação da valorização do negro.

Dentre os homenageados na categoria institucional, estavam o vice-presidente, Michel Temer, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, Ana de Hollanda, da Cultura, o ministrio da Saúde, Alexandre Padilha e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, Embaixador Benedicto Fonseca Filho, Ministro da Saúde Alexandre Padilha, Ministra da Cultura Ana de Hollanda, Ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto, Prefeita de São Francisco do CondeRilza Valentim, Prof. Dr. Kabengele Munanga (USP), Frei David Santos diretor executivo da Educafro.

Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos, Presidente do Corinthians Andrés Sanchez, o Prefeito de Suzano Marcelo Candido, Secretário-geral da MarinhaAlmirante-de-Esquadra Eduardo Monteiro Lopes, Secretário de Estado da Casa Militar, Coronel Admir Gervásio Moreira,a Modelo Silvia Novais, eleita Miss Itália no Mundo 2011, Atleta Nelson Prudêncio, Humorista Charles Henrique e o Cantor e homenageado do Troféu Raça Negra 2011, Jair Rodrigues.

Parabéns a toda direção do evento, ao corpo diretivo da Afrobras, a equipe de assessoria de imprensa por manterem sempre o comprometimento e visibilidade ao negro brasileiro.

Direção do Evento

Ruth Lopes, Direção Geral
Luiz Pilar, Direção Artística
Simoninha e Jair Oliveira, Direção Musical
Francisca Rodrigues, Direção de Comunicação
Produção Geral, Patrícia Anttonia

Corpo Diretivo da Afrobras

Presidente do Conselho Fundador, Sr. José Vicente
Vice-Presidente Executivo, Ruth Lopes Costa
Vice – Presidente de Comunicação, Francisca Rodrigues
Vice- Presidente Financeiro, Raphael Vicente

Assessoria de Imprensa

Carlos Romero
Rejane Romano

Por: Néia Oliveira

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nação Hip Hop Brasil se reune com a Deputada Leci Brandão

Nação Hip Hop Brasil quer políticas públicas voltadas à juventude e às minorias



A deputada Leci Brandão (PCdoB) recebeu nesta segunda-feira, a coordenação estadual da Nação Hip Hop Brasil, entidade inspirada no movimento sociocultural que teve origem nos guetos dos Estados Unidos na década de 1960, chegando ao nosso país em meados dos anos 1980.

O objetivo principal do encontro foi apresentar o movimento, sua ideologia e seus coordenadores regionais, além de debater questões relativas à criação de ações efetivas de políticas públicas voltadas à juventude, de forma a poder contar com o apoio do Legislativo e de outras entidades governamentais que eventualmente possam apoiar a causa.
Pretendem também, segundo palavras do criador e gestor do movimento, Roberto Landim (Beto Teoria), colocar à disposição das minorias e dos jovens a luta da Nação Hip Hop Brasil.

Leci Brandão agradeceu a presença do grupo, fazendo menção a encontro já havido, em maio último, e reforçando a real necessidade de se valorizar a organização e suas ações de incentivo social, cultural e político voltado às minorias sociais. A Nação Hip Hop Brasil seria, segundo a parlamentar, a única organização hoje voltada à juventude com efetiva ação no âmbito nacional, e a maior entidade de hip hop da América Latina.

Foi apresentado ainda na reunião projeto de seminário, previsto para fevereiro de 2012, ligado à temática da juventude. Serão realizados debates, apresentações culturais e oficinas voltadas às ações sociais do movimento hip hop organizado, de forma a propor relação institucional com deputados e governantes, e a desmistificar uma imagem eventualmente vazia ou fútil do movimento.



Políticas públicas voltadas à juventude e às minorias, pedido do grupo Nação Hip Hop Brasil a Leci Brandão

Fonte: Walkyria de Pietro

Por: Néia Oliveira

RPW: novo clipe “Talento não morre…Recicla”

Parte das comemorações de 20 anos do grupo bate-cabeça é o lançamento do videoclipe “Talento não morre…Recicla”



Há 20 anos, um grupo totalmente diferente do que se via no rap nacional tomava a cena: dois homens e uma mulher no bate-cabeça. Surgia o RPW, um dos mais fortes nomes da música brasileira, que neste ano completa duas décadas com a formação original e que, como parte da comemoração, lança o clipe “Talento não morre…recicla”, com direção de Ricardo Q-Pam, produção musical da KL JAY, edição de Green Alien e roteiro de Ricardo Q-Pam, Paula Minura, W-Yo e Rubia.


No entanto, por incrível que pareça, esta é a segunda obra audiovisual do grupo feita nestes 20 anos, no entanto, ele é apenas o começo de uma série de comemorações que celebram os 20 anos do grupo, que te outra novidade como a possível volta dos covers do rap brasileiro aos palcos.


Link para o clipe: http://youtu.be/ce6KJvsKckw?hd=1


Fonte: http://www.polifoniaperiferica.com.br

Fonte: Comunicação NHHB

Por: Néia Oliveira

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Inquérito: Segundo Teaser Liberado #PoucasPalavras



“Se a história é nossa deixa que ‘nóis’ escreve”. É com esse refrão que o grupo Inquérito pontua o próprio capítulo na história do hip-hop e da literatura marginal.

Com o segundo teaser do videoclipe #PoucasPalavras anuncia o novo projeto que também faz parte da #MUDANÇA – nome do terceiro álbum do grupo, lançado em novembro do ano passado.
Com participações de Ferréz, Max BO, Milton Sales, Alessandro Buzo e Érick 12 aparecem nesta parte do trabalho, que tem previsão de lançamento para o próximo dia 17 de novembro.
O videoclipe tem a direção de Vras77 e chega como mais uma novidade no universo do audiovisual do hip-hop. Todo gravado em preto e branco e num diálogo com a literatura marginal que vai além da proximidade de temas e chega como um tributo à literatura feita por gente da periferia.
A obra é a terceira audiovisual lançada pelo Inquérito – precedida por Mister M e pelo clipe Um Brinde, que se tornou uma campanha mundial de combate ao alcoolismo -.
O #PoucasPalavras precede também uma nova ação do grupo, que vem acompanhada do lançamento de um livro, ainda neste ano, com o mesmo nome da canção e do clipe, escrito por Renan Inquérito e que traz pequenas frases, poesias e letras de músicas que marcaram a trajetória do grupo.




Link do vídeo: http://youtu.be/3qvUKo2J6Vc?hd=1
Ficha Técnica
Música: Poucas Palavras
Álbum: Mudança (2010)
Produção musical: Marcelo Guerche (Dj Morgado)
Direção: Vras77
Roteiro: Vras77 e Renan Inquérito
Fotografia: Márcio Salata
Assistente de filmagem: Marcos da Lua
Edição: Vras77
Comunicação: Jéssica Balbino

Fonte: Jessica Balbino

Por: Néia Oliveira

3º Edição Hip Hop & Saúde Guaratingueta


Como parte da comemoração do Dia Mundial de Luta contra a AIDs, a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá, através do Programa Municipal de DST/AIDS realiza, no dia 03/12, das 10 às 17h, no Espaço Cultural Vivarte , o IIl Encontro de Hip Hop e Saúde.

Essa ação em parceria com o Projeto 4EH2 de Guaratinguetá ,tem por objetivo orientar e informar sobre o uso de drogas como álcool e o crack, envolvendo os jovens do município nas ações de prevenção de uma forma diferenciada utilizando para isso os 5 elementos da cultura hip hop: a dança, a música, o grafite, o MC e o conhecimento.

O foco deste ano é Hip Hop contra álcool e outras drogas e as atividades realizadas pretendem promover a aproximação de todos com tema e fortalecer ações de enfrentamento ao consumo de drogas.

O IIl Encontro de Hip Hop e Saúde contará com varias participações entre elas rappers, grafiteiros, grupos de break e convidados como Renan (Inquerito) , Betinho do Programa Hip Hop em Ação, Edd Wheller da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop ( RJ), Meire e Preta Ary do Projeto Minas do Vale , Colors Crew , GBR e outros .

Tera também a apresentação do monólogo "Jonas Flores Mortas" montagem do grupo Genoma e o Sarau Rap Poesias com o "Sarau das Ostras" ambos da cidade de Praia Grande no litoral paulista, lançamento dos livros "Pelas Periferias do Brasil" (Oliveira ) , #Poucas Palavras ( Renan –Inquerito ), "Poesias de um Mundo Loco" (NP).

Sorteios de DVD e CD Inquerito , Camisetas do Evento, Livros e Ingressos para o Show do Crioulo Doido...

Fonte: http://www.alquimidia.org/4elementos/index.php

Por: Néia Oliveira

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Rap e a Comunidade Periférica presente no Troféu Raça Negra 2011



O Rap ganha espaço no Troféu Raça Negra de 2011, Rappin Hood e Negra Li irão fazer uma apresentação especial, a canção “ Deixa isso pra lá” ficara a cargo da dupla que representará o momento “Rap” do “Oscar” da comunidade negra. Póis o homenageado, Jair Rodrigues, é considerado o precursor do Rap no Brasil.

A Comunidade Periferia estará representada no Troféu Raça Negra de 2011 pelos dois indicados na categoria Jornalismo Televisivo que vem da região Sul são eles, Edson Amaral (Ed Soul) e Manoel Soares, que têm suas historias de vida retratada e vivenciada até hoje na periféria de seus estados.

O trabalho jornalistico de ambos esta voltado para a visibilidade das comunidades do sul do país,Ed Soul apresenta o quadro “Alo Comunidade “ na RBSTV SC e Manoel Soares apresenta o programa “ Comunidade Já” na RBSTV RS, além de fazerem parte da CUFA (central única das favelas) do Rio de Janeiro onde atuam como coordenadores gerais da base CUFA de seu estado e Manoel Soares atua também como Conselheiro Nacional da CUFA.




No próximo dia 13 de novembro, na Sala São Paulo, estas pessoas receberão de todos os presentes as homenagens que elas merecem. O que reafirma a importância de continuarmos avançando na construção de uma sociedade mais justa, plural e cidadã

Evento: Troféu Raça Negra
Local: Sala São Paulo
Horario: 20:00 h

Por: Néia Oliveira

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CCJ Aprova cota para qualificação de Negros e Pardos...

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (26) a aplicação obrigatória de pelo menos 20% do Programa do Seguro-Desemprego em projetos de formação profissional de negros e pardos. A medida está prevista no Projeto de Lei 832/03, segundo o qual, desse percentual, uma subcota será destinada especificamente às mulheres. Essa subcota será calculada a partir da proporção de mulheres na população de negros e pardos no Brasil.

O projeto, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), já havia sido aprovado pela Câmara em 2006, mas uma emenda do Senado, que incluiu a subcota para mulheres, exigiu o retorno da proposta.

Os deputados aprovaram o parecer do ex-deputado Brizola Neto (RJ). “A solução proposta pelo Senado, que conciliou a questão étnico-racial com a questão de gênero, está em plena consonância com o texto constitucional”, afirmou o relator. Segundo ele, a medida vai ao encontro dos direitos dos trabalhadores previstos na Constituição.

Tramitação

A emenda do Senado ainda será analisada pelo Plenário. Ela já havia sido aprovada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Íntegra da proposta acessem:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=112673

Por: Néia Oliveira

Teaser... #PoucasPalavras: novo clipe do INQUÉRITO

Uma homenagem a "literatura marginal" ou como gosto de dizer "Literatura do Oprimido".



A #MUDANÇA em #PoucasPalavras. É assim mesmo, com hashtags do microblog twitter que o grupo INQUÉRITO anuncia o próximo trabalho: um videoclipe que homenageia a atual cena literária do país.

O primeiro teaser, liberado hoje, é uma prévia do clipe que deve ser lançado no meio do mês e que traz este tributo aos escritores da literatura marginal, ou divergente. Sérgio Vaz, Alessandro Buzo, Ferréz, Sacolinha, entre outros, figuram entre os personagens, neste clipe artístico – todo gravado em preto e branco – e que traz alusão aos que, segundo o líder e fundador do grupo, Renan Inquérito “estão escrevendo a nossa própria história”.

O lançamento do clipe, que teve a direção de Vras77, marca o primeiro ano do lançamento do terceiro álbum do grupo, que faz jus ao nome e vem fazendo Mudança no rap brasileiro. A obra é a terceira audiovisual lançada pelo Inquérito – precedida por Mister M e pelo clipe Um Brinde, que se tornou uma campanha mundial de combate ao alcoolismo -.

O #PoucasPalavras precede também uma nova ação do grupo, que vem acompanhada do lançamento de um livro, ainda neste ano, com o mesmo nome da canção e do clipe, escrito por Renan Inquérito e que traz pequenas frases, poesias e letras de músicas que marcaram a trajetória do grupo.

Assista o teaser do novo videoclipe do Grupo Inquérito que faz um tributo aos escritores brasileiros contemporâneos.



Por: Néia Oliveira

RPW: novo clipe “Talento não morre…Recicla”

Parte das comemorações de 20 anos do grupo bate-cabeça é o lançamento do videoclipe “Talento não morre…Recicla”



Há 20 anos, um grupo totalmente diferente do que se via no rap nacional tomava a cena: dois homens e uma mulher no bate-cabeça. Surgia o RPW, um dos mais fortes nomes da música brasileira, que neste ano completa duas décadas com a formação original e que, como parte da comemoração, lança o clipe “Talento não morre…recicla”, com direção de Ricardo Q-Pam, produção musical da KL JAY, edição de Green Alien e roteiro de Ricardo Q-Pam, Paula Minura, W-Yo e Rubia.

No entanto, por incrível que pareça, esta é a segunda obra audiovisual do grupo feita nestes 20 anos, no entanto, ele é apenas o começo de uma série de comemorações que celebram os 20 anos do grupo, que te outra novidade como a possível volta dos covers do rap brasileiro aos palcos.



Por: Néia Oliveira