Biografia

Néia Oliveira-


Edinéia C. de Oliveira mais conhecida como Néia Oliveira, foi jogadora de Basquete dos 11 aos 18 anos, paralelamente atuava como modelo fotográfico e manequim, formou-se como professora de modelos e coreógrafa dando aulas em varias academias da Baixada Santista. E assim se envolvendo cada vez mais com o mundo das artes. Fez vários cursos de dança, dos mais variados estilos, aos 21 anos entrou para o grupo “Balé Afro” e “Brasil Samba Show”, mesmo fazendo apresentações pelo Brasil, no tempo livre fazia cursos de interpretação, de musica e outros mais. Mas, aos 27 anos resolveu parar com tudo, terminar a faculdade e formar-se em administração e gestão de negócios. Porém sempre continuou envolvida com o esporte, a musica, a dança, os eventos sociais, eventos culturais, o samba, ora atuando na organização, ora indo prestigiar o trabalho dos amigos. Nessas participações convites surgiram para atuar como assessora artísticas, trabalhando assim com grupos de pagode, rap, festas blacks, produtores culturais, etc. Com a intensificação dos trabalhos com festas Blacks e de Rap a sua ligação com o Movimento Hip Hop e suas vertentes aumentaram, diante disso ela procurou se aprofundar no assunto e aprender sobre a área de produção de shows e festas do gênero. Com isso o nome Néia Oliveira transformou-se em uma referencia da Black Music na Baixada Santista. Pensando em fortalecer, visibilizar e difundir mais ainda o movimento hip hop na baixada santista Néia Oliveira adicionou a área de comunicação em seu curriculo Passou também a participar e organizar eventos esportivos ligados ao basquete de rua e adicionando os 4 elementos do Hip Hop. Em 2007 recebeu o convite para participar e assumir Coordenadoria Geral de Comunicação da CUFA Baixada Santista (CUFA- Central Única de Favelas) após um ano atuando na baixada santista assumiu a Coordenadoria de Comunicação SP onde atuou até outubro de 2009. Em Janeiro de 2010 conheceu de forma mais direta a NHHB (Nação Hip Hop Brasil), participando de um encontro nacional acontecido na cidade de São Vicente. Com isso surgiram convites para participar e colaborar na produção de eventos da NHHB em vários estados como por exemplo em Florianopolis- SC, onde recebeu o convite para fazer parte da diretoria da NHHB SC e da Nação Mulher SC como conselheira, também em 2010 tornou-se membro da FNMH2 (Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop) ficando responsável também pela comunicação do núcleo da FNMH2 BS e colaboradora na produção de eventos. Em Março de 2011 passou a integrar a Diretoria Executiva Nacional da NHHB assumindo a responsabilidade da secretaria de comunicação e mídia da organização com a colaboração de Big Richard...Em 2012 apos nova eleição da Diretoria da NHHB Néia Oliveira assume novo cargo agora como responsavél pela Secretaria de Organização Nacional da NHHB.
Néia Oliveira também é redatora do “Hip Hop a Lápis” núcleo pertencente ao “Portal Vermelho” e também redatora do site Pontão Ganesha Cultura Digital/ 4 elementos de Santa Catarina.
Independente da sua ligação direta com as duas Organizações NHHB e FNMH2 ela participa também na organização, produção, assessoria de imprensa de diversas, instituições, grupos, grupos musicais, associações culturais e esportivas, instituições e amigos por toda parte do Brasil. E continua produzindo seus próprios eventos, em Dezembro de 2011 idealizou e organizou juntamente com parceiros a 1º Mostra de Literatura Periférica de Praia Grande-SP este evento recebeu vários convites para ser levado para outras cidades e em 2012 estará percorrendo várias cidades do estado de São Paulo e de outros estados brasileiros. A 2º Mostra de Literatura Periferia acontecera no estado do RJ marcado para meados de Março de 2012.

Curriculo


Néia Oliveira

Formação:

UNIBRA- Administração
SEBRAE- Empreendedorismo e Gestão de Negócios
SENAC- Produção de Eventos Artísticos e Culturais






Atuação Profissional a partir de :

2001 a 2006- Craveiro Imóveis Administração
Função: Gerente Administrativa

2006 a 2008- Netblue Tecnologia da Informação
Função: Gerente Administrativa e Assessora de Comunicação

Desde 2006 - Trabalhos com Produções Culturais na
Baixada Santista- SP

2008 a 2009- Coordenadora de Comunicação CUFA
(central única de favelas)

2009- Trabalhos com Produções Culturais e Assessoria de Comunicação
a nível Nacional ligadas a secretarias de culturas municipais,
ONGs e instituições.

2010- Conselheira da NHHB SC e Nação Mulher SC,
Coordenadora de Comunicação FNMH2
(Frente nacional de mulheres no hip hop)

2011- Diretora Executiva NHHB (Nação Hip Hop Brasil)
Secretaria de Comunicação e Mídia
Assessora de Imprensa e Assessora Artística DJT Eventos LTDA-ME
Redatora do Portal Vermelho (coluna Hip Hop a lápis) SP
Redatora do Pontão Ganesha Cultura Digital/ 4 elementos SC

2012 - Diretora Executiva NHHB (Nação Hip Hop Brasil)
Secretaria de Organização Nacional