quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O ativismo cultural da Cooperifa é Dilma!



Enquanto alguns reclamam da vida, a periferia de São Paulo declama poesias rompantes. Os versos que percorrem vielas e ecoam nas mentes inquietas, mantêm há nove anos um encontro marcado. Quando a noite de quarta-feira chega, poetas, rappers, músicos e ativistas de todos os cantos desembocam num só lugar: o sarau da Cooperifa.

O evento acontece no Bar do Zé Batidão, uma quebrada na Zona Sul da capital paulista. A edição de ontem (20) reuniu centenas de pessoas: todos queriam comemorar o aniversário do movimento cultural. Na batida do hip-hop, do tambor ou do pandeiro, a festa expôs diversas manifestações artísticas e emocionou quem passou por lá.
"A gente tem que mudar, mas sem mudar daqui", disparou ao microfone um dos muitos artistas da comunidade. A celebração foi também uma espécie de retrospectiva. Os "cooperifericos" de carteirinha fizeram questão de lembrar momentos marcantes vividos ali.

Houve quem se apaixonou num sarau, depois casou e teve filhos. Ao olhar para trás e recordar a trajetória do grupo, o rapaz de dreads loiros mandou bem no poder de síntese: "Nove anos de Cooperifa, Isso prova que nós é rico. Nós só não têm as coisa".

Ninguém discordou. Cada um dos artistas foi ovacionado pelo público e volta e meia o sentimento de orgulho em fazer parte daquilo tudo emergia num só grito: "Uh! Cooperifa! Uh! Cooperifa!

É que a poesia do povo não se constrange diante de gente letrada. O doutorado da vida exige generosidade, valores e atitude - e isso a Cooperifa tem de sobra. Idealizado pelo @poetasergiovaz, o movimento literário sabe bem o papel da cultura popular no cenário político nacional e já escolheu o seu lado.

"Nós não vamos nos esconder. Nós não vamos ficar em cima do muro. Há uma luta de classes em curso no Brasil e nós não vamos fingir que isso não existe. Quem está desavisado, me desculpe, mas no dia 31 de outubro é só inverter o número: é 13! O sarau da Cooperifa é Dilma!", ressaltou Vaz.

Uh! Cooperifa! Uh! Cooperifa!

FONTE: Dilmanarede ( http://dilmanarede.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário