quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Literatura Periférica escreve mais uma página na história de Praia Grande-SP



1º Mostra de Literatura Periférica, mais de 12 obras e 11 escritores da literatura marginal em um mesmo evento.



A voz da Periferia ecoava alto, o vento se incumbia de espalhar por entre morros e mares as histórias e poesias vinda das comunidades marginais e a luz do sol iluminava a todos nós presentes neste evento acontecido no domingo dia 11/12/2011 na cidade de Praia Grande.

O publico era formado por jovens, adultos, crianças da comunidade da COHAB do Canto do Forte, amigos e parceiros das cidades de São Vicente, Santos e litoral sul, o idealizador e fundador da Ong Arco Iris Jones Carreiro Junior (Jony Boy) que apresentou o video institucional da Ong Arco Iris, instituição que trabalha com crianças e jovens utilizando os 4 elementos do Hip Hop como ferramentas de transformação.Tivemos a presença de representantes do poder público, representante do conselho tutelar de Praia Grande, o presidente e membros da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, MCs, Graffiteiros, midia impressa da região e a midia on-line.

O clima era de reunião familiar no velho e caracteristico estilo Hip Hop de ser. O evento iniciou com a apresentação de cada um dos poetas e escritores para assim compor a mesa principal, em seguida a apresentação do video institucional da Ong Arco Iris,idealizada e dirigida por Jones Carreiro Junior (Jony Boy),a instituição trabalha com crianças e jovens em situação de risco, utilizando os 4 elementos do Hip Hop como ferramentas de transformação.

Após a exibição do video um bate-papo é formado, sim um bate-papo, uma troca de conhecimento, vivencia, informação, entre público e escritores. Cada uma das pessoas sentadas a mesa principal partilhou seu conhecimento, seu amor pelo que faz e sua certeza na “Mudança” e o público interagiu, compartilhando suas dúvidas, suas experiências, seus sonhos, suas opiniões. Com toda certeza todos saimos dali do Centro Comunitario Casinha Branca, abastecidos de cultura, informação, experiencia e muita emoção.

“Se a história é nossa, deixa que ‘nóis’ escreve (…).
Esta é uma frase que Renan Inquerito fala em seu livro # PoucasPalavras é o que literalmente fizemos, mais uma página da nossa história foi escrita com este evento, também como disse o escritor Toni C “Vamos tirar fotos, registrar porque muitos vão dizer, estivemos presente”… e foi o que também fizemos mas, o registro maior estara guardado em nossos corações, que é certeza de que mais etapa da nossa missão foi realizada com sucesso.









Abaixo a poesia feita por Elton Pereira (NP), uma homenagem aos Poetas presentes a
1º Mostra de Literatura Periferica de Praia Grande

Aos Poetas

Naquele dia decidi fazer um Brinde aos poetas da periferia
Percebi que assim como Vulgo Elemento
Tenho uma Constelação de Ideias
Como Hugo Paz por onde passo deixo
Um Rastro de Palavras
Como Toni C acredito e tenho
Um Sonho de Periferia
E sigo Pelas Periferias do Brasil
Levando a informação como Oliveira
Tendo o mesmo pensamento que a Marah Mends
Sinto que o que mais me incomoda
É a Falta de Respeito
E assim como Pelé Acredito
O sonho dos Guerreiros não Morre
E como Abel digo que não irei me perder
Entre Egos e Ambições
E se brinco com as palavras como Ludimar
Isso não passa de Ludicidade
E sigo como Fernandes deixando
Minhas Pegadas na Areia
Versando Poesias de um Mundo Louco
e Como Renan em Poucas Palavras
Acredito na Mudança.

Por: Néia Oliveira

Um comentário:

  1. Tudo pleno. Pleno de emoções e uma realidade. O movimento é forte e Praia Grande pode sentir essa força, marcando na sua história um importante momento.
    Parabéns a todos!
    Celso Corrêa de Freitas
    Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP

    ResponderExcluir