quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Projeto "Hip Hop Naação" em Perus - SP
O Projeto Hip Hop Naação existe a pouco mais de seis (6) anos no bairro de Perus zona noroeste de São Paulo capital. Durante estes seis (6) anos mensalmente acontecem uma atividade que traz lazer, entertenimento, visibilidade,Resgate e Valorização da cultura Hip Hop e principalmente oportuniza jovens artistas cantando, dançando, graffitando, etc, sejam estes de Perus ou outras cidades e regiões paulistas como por exemplo Baixada Satista, Vale do Ribeira, São José dos Campos, Guaratingueta, Campinas, Araras, Osasco, Bauru, etc.
Utilizando-se sempre dos quatro (4) elementos do Hip Hop, Sergio mais conhecido como (VL.Cartel Central), Danilo (Guetus FC- Fc Crew Graffiti), Adilson (DJ Pixote), André Alves ( Dj André Alves), Eduardo (Big Uncle-E), Edmilson (Black-D) e Marcos (Gonzalez), com anos de envolvimento com o Hip Hop produzem um evento com qualidade, organização e conhecimento de causa. Sempre com muita luta, contando com seus proprios esforços fisicos, financeiros, apoio de amigos e parceiros para produzir esta ação que é totalmente gratuita, eles não desistem e acreditam que podem continuar contribuindo com o crescimento e fortalecimento cultural dos jovens de Perus e de muitos outros que os procuram.
No início de seus trabalhos a luta também era por um espaço fisico, não tendo um local certo ficava dificil concentrar uma quantidade maior de jovens para executarem oficinas teóricas e praticas sobre o MHH e cultura Afro, para depois acontecer as apresentações artisticas pelos jovens participantes das oficinas mostrando o que aprenderam. Conseguiram então um espaço, cedido pela escola de Samba do Bairro porém, não puderam ficar muito tempo póis a estrutura do local estava comprometida e a escola de samba teve de desocupar a area e assim o projeto Hiop Hop Naação também.
Ficando assim novamente sem o espaço fisico as oficinas culturais foram interrompidas, para que o projeto não para-se totalmente resolveram dar segmento nas apresentações artisticas e assim visibilizar e oportunizar talentos novos mas, trazendo a estas apresentações nomes respeitados e conceituados do Hip Hop para troca de conhecimentos, fortalecimento do respeito aos veteranos do MHH e assim fazer uma verdadeira integração socio-cultural. Mas, sempre com a esperança e determinação de trazer novamente as oficinas culturais a ativa, que hoje a idéia já não se restringira somente aos elementos do Hip Hop, Cultura Afro, agora a ideia é de implantar cursos profissionalizantes também, abrindo assim um leque maior de oportunidade a todos os moradores de Perus e proximidades.
De alguns anos para cá conseguiram o espaço do anfiteatro do CEU de Perus, para todas as atividades culturais, sendo disponibilizados seis (6) horas de um domingo por mês. Esta oportunidade já foi de grande valia ao projeto porém sabemos que necessitam de muito mais apoio em especial por parte do poder público da região.
Perus é o último bairro do estado de São Paulo, localizado em meio a serras, tendo o trem como um dos meios de transporte principal, seus moradores são na sua maioria de baixo poder aquisitivo, tendo uma quantidade de jovens bem expressiva, mas, infelizmente são poucas as opções de lazer, intertenimento, cultura e educação disponivel a estes jovens de Perus.
Os que tem algum respaldo financeiro como trabalho ou os pais com melhores condições, ainda conseguem ir para a capital usufruir de algum lazer e entertenimento Cultural. Já aqueles que não têm, normalmente agrupam- se na praça em frente ao terminal ferroviaria e imediações, o que não os enriquece em nada, póis ficam na ociosidade e expostos aos mais diversos tipos de perigos urbanos.
Esta situação é com certeza preocupante, perigosa e não contece só em Perus como temos conhecimento real, jovens ociosos ficam vulneraveis sujeitos a serem induzidos a caminhos sem volta, por isso a insistencia dos integrantes do Naação em continuarem com este trabalho e mostrar uma opção de cultural, lazer, entertenimento, integração social, profissional digna aos jovens de Perus e região.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14325458363320829403
Por: Néia Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário